Pesquisar este blog

sexta-feira, março 06, 2020

O coração bobo de um cabra da peste



Francisco Praciano, Lalá Soares e esse vosso escriba

Junho de 2018. Na companhia do presidente regional do PDT Stones Machado, do ex-deputado federal Francisco Praciano, do designer gráfico Gil da Liberdade e do violonista Lalá Soares, eu retorno a Parintins depois de um hiato de quase 10 anos.

Motivo da efeméride? A celebração dos 25 anos da “Festa da Amizade”, capitaneada pelo compositor Carlos Paulain, em sua própria residência, sempre no sábado, no segundo dia do festival.

Trata-se de uma monumental boca livre com mais de 100 convidados, que detonam centenas de bodós, acepipes diversificados (maniçoba, vatapá, caruru, pirarucu de casaca, leitão à pururuca, picanha no bafo, etc) e engradados de cerveja em quantidade industrial.

A parte musical da esbórnia fica por conta de Israel e Junior Paulain, David Assayag, Edilson Santana, Robson Junior, Prince do Boi e quem mais aparecer no pedaço para dar uma canja.

Carlos Paulain, Stones Machado e esse vosso escriba

No início da manhã de sábado, Stones Machado levou eu e Gil da Liberdade para uma reunião política em Nhamundá, onde o candidato pedetista à reeleição, governador Amazonino Mendes, estaria vendendo o seu peixe.

Seria um encontro rápido, de no máximo uma hora, de forma que estaríamos de volta a Parintins antes do meio-dia.

Infelizmente, a lancha fretada pelo Stones deu pane mecânico antes de chegarmos ao nosso destino, nos deixando à deriva no Paraná do Aduaca por quase 50 minutos até a chegada do socorro.

Resultado: a nossa programação sofreu um atraso monumental, conversamos com o governador em Nhamundá por cerca de cinco minutos e só conseguimos desembarcar em Parintins por volta das 14h.

O panavueiro na residência do Carlos Paulain já estava colocando gente pelo ladrão.

Nos abarcamos em uma mesa onde Francisco Praciano e Lalá Soares saboreavam uma estupenda galinha à cabidela, uma das especialidades da Regina, esposa do Carlos Paulain.

Eu mal havia provado do meu caldinho de muçuã quando Praciano me deu uma cotovelada na costela e mandou um papo reto:

– Poeta, não dá bandeira, mas passa o pano nessa menina que está sentada em uma das mesas aqui do nosso lado... Caralho, mas ela tem os lábios da Angelina Jolie e um sorriso lindo... Espia só, discretamente, sem dar mancada...

Olhei para a menina rapidamente e continuei concentrado no meu caldinho de muçuã.

Dali a cinco minutos, recebo uma nova cotovelada na costela. Era o Praciano de novo:

– Olha só a lapa de coxas da menina, poeta! Olha só a lapa de coxas da menina! Puta que pariu, mas ela é muito gostosa...

Levantei a vista do prato e olhei discretamente para o traseiro da menina, que havia se levantado da mesa e se dirigia a um dos banheiros da residência.

Sem dizer nada, voltei a me concentrar no caldinho de muçuã.

Dali a cinco minutos, recebo uma nova cotovelada na costela. Era o Praciano, cada vez mais eufórico, observando a musa que retornava do banheiro:

– Porra, poeta, essa menina é de parar o trânsito. Ela balançou meu coração bobo de cabra da peste nordestino. Vou tomar umas brejas pra criar coragem e me apresentar pra ela... De repente, sei lá, pode ter jogo e eu acerto sozinho na mega-sena acumulada...

Eu havia terminado de devorar o caldinho de muçuã e me preparava espiritualmente para o consumo de cervejas estupidamente geladas. Aí, fui de uma sinceridade cruel:

– Porra, Praciano, tem 50 mil fêmeas disponíveis aqui na ilha de Parintins! 50 mil fêmeas dando sopa! E, de repente, porra, você resolve se engraçar logo da minha?... Essa aí é a Kelly Taline, minha namorada há cinco anos. Fui eu que a convidei para vir aqui hoje, na companhia do Áureo Petita. Não se avexe não, que vou te apresentar pra ela...


Aí, antes que ele abrisse a boca, chamei a Taline, fiz a apresentação devida para o cabra da peste, ela sorriu meio encabulada e voltou para a mesa que dividia com o Áureo Petita e um casal de amigos. O Praciano não sabia onde enfiar a cara. Acontece. Cada uma.



Nenhum comentário: