Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 08, 2012

Bob Marley queimando tudo em HQ



A trajetória de Bob Marley (1945-1981), músico jamaicano que revelou o reggae para o mundo, acaba de ganhar uma versão em quadrinhos.

Em “Bob Marley: O Guerreiro Rasta”, graphic novel assinada pelos argentinos Diego Agrimbau e Dante Ginevra, a história do músico, símbolo internacional da cultura rastafari, é revista.

A biografia apresenta a vida de Marley, sua origem humilde na Jamaica e sua busca pela fama internacional.

A história lembra ainda a infância do músico e o início do Wailing Wailers, banda que formou com Peter Tosh e Bunny Wailer.

Fruto da união de uma afro-jamaicana com um britânico, Bob cresceu na pobreza de uma Jamaica que buscava se libertar do domínio inglês enquanto construía sua própria identidade social e racial.

A obra será um dos destaques da V&R Editoras na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 9 a 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.


O talento somado a sua coragem e fé permitiram que Bob Marley se tornasse uma lenda do reggae e ícone dos valores rastafári.

Suas mensagens de amor e paz são até hoje multiplicadas entre seus fãs, mesmo após 30 anos de sua morte.

Decepções, sofrimento, fé, paixões, violência, obstinação, preconceito, doenças, drogas, separações, superações, dinheiro, a ilusão da fama e um atentado – a vida de Bob Marley não poderia deixar de virar livro.

A graphic novel dos argentinos conta desde a infância do cantor, na Vila de Nine Mile, na Jamaica, durante a década de 1950 – quando acreditavam que ele podia ler o futuro das pessoas através das mãos – até a sua morte, em 1981, em um hospital em Miami.

As homenagens a Bob Marley não param por aí: um documentário sobre a vida do cantor está para chegar aos cinemas.

O futuro blockbuster “Marley”, ainda inédito no Brasil e cujo trailer você confere abaixo, dirigido por Kevin MacDonald (“O último Rei da Escócia”), foi lançado no último Festival de Berlim.


Nenhum comentário: