Pesquisar este blog

quarta-feira, outubro 14, 2009

VII Festa do Saci e seus Amigos (São Luiz do Paraitinga – 2009)


Se ainda não sabe, fique sabendo: 7 é o número do Saci. Ele nasce no gomo do taquaruçu em ninhadas de 7, com 7 centímetros, chega a 77 centímetros e morre com 77 anos.

Vai daí, pois, a importância da VII Festa do Saci e seus Amigos que a SOSACI - Sociedade dos Observadores de Saci e a Prefeitura local realizam em São Luiz do Paraitinga, entre 30 de outubro e 1º de novembro, em comemoração ao 31 de outubro, Dia do Saci e seus Amigos.

São tantas as atividades, que você vai ter de pular que nem Saci se não quiser perder nenhuma delas.

Para começar, a Festa começa na véspera, dia 30, às 19 horas, com a abertura oficial na praça, seguida do passeio saciclístico (19:10); lançamento do Anuário da Mitologia Brasílica, de Mouzar e Ohi (19:30); de seminário sobre a história da música caipira e a via da cultura (20:00, com Ivan Vilela), e de muita música, a saber: dupla de violeiros Louro e Lucas, de São Luiz (20:00); a percussão e o som de Dinho Nascimento no Show “Ser Hum Mano” (21:30) e, novamente de São Luiz, show de Patrícia, Clara e Daniel, seguido do Grupo de Seresta, pelas ruas do centro (23:00).


No sábado, a partir das 10:30, a praça será tomada por um grande painel com a figura do Saci, do artista Thiago Vaz, que será preenchido pela comunidade com desenhos de “sacizinhos”.

Paralelamente, vão rolar brincadeiras das mais diversas para a criançada, tais como corrida do ovo, trilha enigmática, corrida no saco e rodar peneira, entre outras, além de oficina de artesanato com Ju Preto (11:00).

Na tarde-noite, a Festa esquenta com o Grupo Pererê (14:00), com o show “Contando e Cantando Histórias”; Trio Jacarandá (15:00, na Capela das Mercês), com o show “Canções Populares de Villa-Lobos”, que marca os 50 anos da morte do grande maestro, ocorrida em 17/11/1959; teatro com o grupo Tempo de Brincar (15:00); Contação de Causos com Ditão Virgílio e Geraldo Tartaruga(16:00); apresentação dos Flautins de Matuá (17:00); solo do mestre em viola Ivan Villela (20:00); Show de Camilo Frade e seus Amigos (22:00) e, para fechar o dia, a Saciata com o Bloco do Saci, de São Luiz, a partir da meia-noite.

Mas a Festa não acaba aí.

No domingo, logo às 10:00, a criançada tem novamente o Tempo de Brincar e, na seqüência, o bolo gigante do Saci.


E aí, mais música de qualidade: Grupo Pererê (14:00); banda Izé Mongolô (15:30), com o show “Na Cozinha do Saci”; choro e música brasileira instrumental com o grupo Engole o Choro (17:00); show com Marco Aurélio e Maiyara, de São Luiz (18:00); a virtuosidade na viola do Duo Catrumano (20:00), composto por dois ex-intregrantes do Trio Carapiá, de Campinas; e, aí sim, para encerrar a Festa, o forró de qualidade sapecado pelo grupo Forró do Feijão (21:30), de São Paulo.

Bom, depois de tudo isso, o jeito é dar uma dormidinha para na segunda-feira, que é feriado, curtir a cachoeira, os passeios e as tantas atrações da natureza que São Luiz do Paraitinga tem a oferecer.

Seja bem-vindo e uma boa Festa do Saci para você.


Realização: SOSACI - Sociedade dos Observadores de Saci

Apoio: Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga

Nenhum comentário: