Pesquisar este blog

quinta-feira, outubro 27, 2011

Boyz II Men lança novo álbum 20 anos após “Cooley high harmony”


Em 1991 o grupo Boyz II Men chegou ao cenário da música pop com uma versão própria de R&B, infundindo harmonias semelhantes às da Motown com New Jack Swing, um gênero que fundia R&B, hip-hop e música pop.

No ano seguinte, a balada “End of the Road” levou os integrantes do grupo ao estrelato internacional.

E, na última terça-feira, eles lançaram “Twenty“, álbum duplo que comemora o vigésimo aniversário de seu álbum de estreia, “Cooleyhighharmony“.

Sim, homeboys, o álbum já está disponível para download grátis no Pirate Bay.


“Twenty” marca o reencontro de Wanya Morris, Nathan Morris e Shawn Stockman, atual formação do Boyz II Men, com o lendário Kenneth “Babyface” Edmonds, produtor de “End of the Road“.

O single mais recente deles, “One Up for Love“, cujo vídeo estreou na sexta-feira passada, foi produzido por Edmonds (confira no YouTube).

As 20 faixas do álbum incluem 12 faixas originais e oito versões regravadas de clássicos como “Motownphilly“, “I’ll Make Love to You” e “On Bended Knee“.

“Quando fizemos as canções pela primeira vez, a gente as recebeu, entrou no estúdio e gravou”, explicou Nathan Morris. “Mas agora já as cantamos há tanto tempo, e até vivemos algumas das coisas que as canções mencionam, que conseguimos expressá-las muito melhor”.

O grupo se espanta com quanto mudou nos últimos 20 anos.

“Quando a gente chegou, nem havia Internet!,” disse Wanya Morris. “Hoje tudo é digital, e é mais fácil mostrar seu talento”.

Mas ele toma o cuidado de não desmerecer celebridades como Justin Bieber, cuja carreira foi lançada no YouTube.

Bieber, que nasceu no ano em que “I’ll Make Love to You” virou sucesso, cita o grupo como sendo uma de suas influências.

Ele e o Boyz II Men gravaram uma canção juntos para o álbum de Natal do astro teen.


Muitos grupos inspirados pelo Boyz II Men, como 98 Degrees, surgiram e desapareceram nos últimos 20 anos.

Wayna Morris atribui a longevidade do Boyz ao fato de seus integrantes se conhecerem há tanto tempo, desde que eram estudantes no Colégio de Artes Criativas e Cênicas de Filadélfia.

“Geralmente, o que se vê são artistas solo que se unem para formar um grupo, muitas vezes idealizado por uma gravadora ou um empresário – simplesmente quatro ou cinco sujeitos com cara de modelos”, disse Wanya. “Nós, o Boyz II Men, nos aproximamos em função da música.”

Claro que já houve divergências ao longo dos anos.


Originalmente um quarteto, o grupo perdeu um de seus membros, Michael McCrary, em 2003.

Embora o motivo da saída tenha sido citado na época como sendo de saúde, Nathan Morris diz agora que McCrary “ficou preguiçoso” e que “não foi uma separação amigável”.

Nenhum comentário: