Quando o computador da IBM conhecido como Deep Blue venceu o
campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, em 1997, a humanidade reconheceu o
avanço das máquinas em inteligência artificial. Quase 20 anos depois, algo
similar voltou a acontecer.
A inteligência artificial da Google chamada AlphaGo foi a
vencedora de uma partida histórica de Go, um jogo de tabuleiro chinês que é
considerado dificílimo para os padrões artificiais, já que envolve várias
camadas de intuição e avaliação.
O derrotado é ninguém menos que Lee Se-dol, um jogador
sul-coreano que é considerado o melhor humano na modalidade desde a última
década.
A partida demorou cerca de três horas e meia, até que Lee
aceitou a derrota e desistiu. E ele fez isso relutando: se vencer o desafio,
que consiste em uma melhor de cinco partidas, ele leva para casa um prêmio de
US$ 1 milhão.
Anteriormente, o campeão europeu da modalidade já havia sido
vencido pelo robô. Veja como ficou o tabuleiro abaixo e note como ele parece
mesmo complexo:
“Eu não me arrependo de aceitar o desafio. Eu estou em
choque, admito, mas o que está feito já está feito. Apreciei a partida e anseio
pela próxima. Acho que falhei no layout de abertura, então se melhorar esse
aspecto acho que isso aumenta minhas chances de ganhar”, admitiu o campeão, que
se disse surpreso com alguns movimentos imprevisíveis do robô.
O AlphaGo foi desenvolvido na unidade DeepMind da Google e
tem muitas outras pretensões além de ser um jogador de tabuleiro.
Em janeiro deste ano, o jogador Fan Hui, atual campeão
europeu do jogo, foi derrotado pelo computador.
Embora especialistas apontassem que ainda levaria 10 anos
para o AlphaGo estar pronto para derrotar um humano, o software encerrou a
partida sem ceder pontos ao adversário, vencendo por 5 a 0.
O software já havia derrotado 494 – de 495 adversários –
outros computadores no jogo.
E foram essas vitórias que o possibilitaram vencer o humano:
o AlphaGo usou os erros cometidos em embates anteriores como algoritmos para
fortalecer sua habilidade no Go.
O jogo de tabuleiro tem regras mais simples que o xadrez,
mas é mais versátil: em média, se calcula que o jogador tenha 200 opções por
jogada, em comparação com apenas 20, no xadrez.
O Go é jogado em um tabuleiro de 19x19 linhas. Um jogador
com 180 pedras brancas e outro com 181 pedras pretas.
O objetivo é ocupar as casas livres do tabuleiro para ganhar
território e capturar as pedras do adversário.
Segundo a lenda, o jogo foi criado há três mil anos.
Atualmente, o Go é praticado por 40 milhões de pessoas ao redor do mundo.
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