Pesquisar este blog

sábado, novembro 22, 2008

A banda mais bonita do rock está de volta


Pedro Caiado

Duran Duran da moda, do vídeo-clipe, dos anos 80, dos anos 90 e do cinema. Existem várias facetas desta famosa banda inglesa. E com certeza a mais célebre delas vem daquela década inesquecível - os anos 80 - com os sucessos "Hungry like the wolf", "The reflex" e "Notorious". Já "Ordinary world" e "Come undone" são clássicos do início dos anos 90, fase considerada difícil para a banda, que ficou marcada por uma década.

A turnê que chega ao Rio neste domingo já passou por São Paulo e segue para o México. Chama-se "Red carpet massacre" (2007) - em referência ao álbum mais recente da banda, antenado com o presente e com participações dos americanos Timbaland e Justin Timberlake. Mas o repertório do show será uma coletânea dos 30 anos da carreira do grupo de Birmingham, Inglaterra.

Será a oportunidade de conferir o histórico Duran Duran da década de 80, uma vez que os integrantes são todos da formação original: o vocalista Simon Le Bon, o tecladista Nick Rhodes, John Taylor no baixo e Roger Taylor na bateria. O Duran Duran, que tem este nome por conta do antigo filme de ficção científica "Barbarella", ficou conhecido no fim dos anos 80 pelo rótulo new romantics, talvez por abusar de sintetizadores e letras escancaradamente românticas.

O álbum "Rio" foi lançado em 1982 - destaque para a música "Save a prayer". De lá pra cá, foram dez discos de estúdio lançados, destacando "Notorious", de 1986 (a balada "Matter of feeling" foi tema de novela na época), "Big thing"(1988), "The wedding album"(1993) e "Astronaut" (2004), cujo single "Sunrise" trouxe os ingleses oficialmente de volta às paradas.

John Taylor disse em recente entrevista que "as pessoas vêem ao show do Duran Duran pela nostalgia". Talvez seja. Afinal, não há dúvida da grande influência deste quarteto na história da música pop, seja por seu envolvimento com as artes plásticas, através da amizade com o artista Andy Warhol, seja no cinema com o tema de James Bond 007, "A view to a kill". OU Na TV com vídeo-clipes nos primórdios da MTV, ou ainda na moda, com outfits impecáveis e refinamento típico - a preocupação com estilo é marca da banda.

Apesar de marcados pelos anos 80, os ingleses não pararam no tempo e buscam a reinvenção. "Você não pode dar às pessoas as mesmas coisas sempre, é preciso mexer na receita de vez em quando", confirmou o baixista. Em julho do ano passado, a banda fez um show em Paris com a participação do badalado produtor inglês Mark Ronson (o mesmo de Amy Winehouse), e o último disco, "Red carpert massacre" tem participação de artistas da nova geração do pop. Duran Duran é nostalgia, é cult, é pop.

DURAN DURAN - Apresentação única da banda, neste domingo a partir das 21h. Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85. Ingresso entre R$ 240 (pista) e R$ 420 (camarote A).

Nenhum comentário: