Pesquisar este blog

domingo, novembro 14, 2010

Virada Cultural terá lançamento do livro "Manaus-Meu Sonho" de Joaquim Marinho


A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural e da Fundação Municipal de Cultura e Artes – ManausCult, lança o livro “Manaus- Meu Sonho”, do jornalista, radialista e escritor Joaquim Marinho.

O lançamento acontece neste domingo (14), às 19h, na Livraria Saraiva, com a presença do autor, além de autoridades, membros das academias, intelectuais, pesquisadores e universitários. O evento faz parte da “Virada Cultural” promovida pela prefeitura que vai levar espetáculos e shows de música, teatro, dança e cinema a cinco palcos simultâneos na cidade.

Obra

O livro de Joaquim Marinho foi publicado pela Editora Valer e “dá a dimensão de quanto o jornalista, escritor, apresentador e colecionador ama a cidade de Manaus e a defende das agressões que se praticam contra ela todos os dias", diz o prefácio escrito pelo jornalista Milton Cordeiro que acrescenta, ainda, que o livro "nos leva a um passeio de recordações para os que aqui vivem há mais de 50 anos, pelas crônicas e, sobretudo, pelas fotos e gravuras ilustrativas”.

O livro reúne artigos de celebridades e jornalistas do cenário cultural amazonense, como Ulisses de Azevedo Filho, Aldísio Filgueiras, Luiz Ruas, José Seráfico, Márcio Souza, Renan Freitas Pinto, Tenório Telles, Domingos Demasi, Ediney Azancoth, Ornan Corrêa, Trícia Cabral e João Bosco Araújo; além de texto do jornalista, escritor e pensador mineiro Fernando Sabino e do poema ribeirinho "Encontro das Águas", do cearense Quintino Cunha, que encerra com paixão e elegância a publicação.

Manaus - Meu Sonho

“Manaus – Meu Sonho” é ilustrado com fotografias e cartões postais da Belle Époque da coleção do autor; desenhos “feitos à caneta BIC" pelo artista chileno Mateluna; e ilustrações do dramaturgo, jornalista e cartunista mineiro Ziraldo.

Joaquim Marinho explica que "merecemos continuar a ser a cidade sorriso e, mesmo com tantos milhões de carros, aparelhos de ar-condicionado e toneladas de asfalto para atender os quase dois milhões de habitantes, nos dias de hoje, temos que preservar a floresta, os rios, os animais e a nossa gente, sem intervenções estrangeiras".

Marinho finaliza dizendo que o livro levou dois anos para ficar pronto, em decorrência do extravio de seus originais, só reencontrados há alguns meses; e promete que já está a caminho uma segunda versão.

José Joaquim Marques Marinho

Joaquim Marinho, amazonense de corpo e espírito, nasceu na Cidade de Porto, Portugal, em 1946. É advogado, radialista, jornalista, empresário, colecionador e – como ele próprio se define – um agitador cultural. Apresenta há 40 anos o programa radiofônico "Zona Franca", que já foi transmitido pelas emissoras Baré, Rio Mar, Difusora e Novidade. Atualmente, o "Zona Franca" vai ao ar pela Amazonas FM, aos domingos, das 09h às 12h.

Joaquim Marinho foi secretário de Cultura e secretário de Turismo do Estado do Amazonas. Em 1996, como diretor da Fundação Cultural do Amazonas, trouxe a Manaus o renomado tenor José Carreras, para as comemorações alusivas ao centenário do Teatro Amazonas.

(fonte:Portal Amazônia)

Nenhum comentário: