Pesquisar este blog

sábado, janeiro 04, 2020

Chegada da Kamélia: 80 anos de tradição!



Por Iomar Japonês

Era dezembro de 1938 quando Cândido Jeremias Cumaru, o Kandú, comprou uma boneca negra, vestida de baiana, de 75 cm de altura, por quatro mil réis, na loja 4 e 400 (onde hoje funciona a loja Marisa, na esquina das avenidas Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro).

Não se sabe se ao comprar a boneca, Kandú já pensava em utilizá-la no Carnaval do ano seguinte, o certo é que, 1939, com ela amarrada no galho de ingazeira, à frente de um grupo de amigos, Kandú comandou o Bloco da Kamélia, descendo a Eduardo Ribeiro.

No Bar Avenida (onde hoje está localizada uma agência do Bradesco), a boneca “mandou” servir aos seus brincantes uma ceia que custou 80 mil réis ao Kandú.

Fundado em 17 de outubro de 1938, tendo Kandú como um de seus fundadores, o Olimpico Clube passou a ser a casa da Kamélia.

Desde então, não houve um único ano em que a Kamélia deixasse de chegar da Bahia para animar o Carnaval de Manaus. A partir daí começou o baile da Chegada da Kamélia.

Em 1955, foi criada uma nova estratégica a fim de chamar a atenção para a chegada da boneca com o prefeito Walter Rayol (1955) mandando que fosse entregue a ela as chaves da cidade, o que representava a abertura oficial do Carnaval Manauense.

Aproveitando a estratégia que dera certo, em 1958 o prefeito Gilberto Mestrinho (1956/1958), iniciando sua carreira política, passou a entregar pessoalmente as chaves da cidade para a Kamélia, tornando, naquele ato simbólico, a abertura oficial do carnaval de Manaus, vindo a ser seguido pelos demais mandatários da cidade até os dias de hoje.

De olho na nova maneira de brincar Carnaval, em 1993 o Olímpico lançou a Banda da Kamélia. Dois anos depois, sob as mãos do artista plástico Juarez Lima, a boneca baiana passou por uma repaginação em seu visual e surgiu mais enxuta do que nunca, feita de isopor e com maior mobilidade para sambar.

Em 7 de dezembro de 2003, nova reviravolta na trajetória carnavalesca da Kamélia com a criação da Escola de Samba Império da Kamélia e fez seu 1º desfile no sambódromo em 2006 com o enredo “Kamélia, assim nasceu a minha escola”.

Pelo reconhecimento e importância da boneca Kamélia, o vereador Arlindo Júnior apresentou um projeto de Lei tornando a solenidade da “Chegada da Kamélia” como abertura oficial de carnaval de Manaus.

A propositura, transformada na Lei nº 1.722/2013, foi sancionada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no dia 15 de abril de 2013.

Em 2015, a boneca tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, por meio de um Projeto de Lei de autoria do então deputado estadual Bosco Saraiva, na época presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Hoje, dia 4 de janeiro, com a Chegada da Kamélia, será aberto oficialmente o Reinado do Momo na capital amazonense.

E com essa trajetória, podemos assim definir a boneca Kamélia: “Kandú criou-a, o Olímpico projetou-a e o povo consagrou-a”.


Nenhum comentário: