Pesquisar este blog

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Pianista Panos Karan faz recitais em Manaus


O pianista grego Panos Karan está em Manaus para dois únicos recitais em locais e horários muito especiais nesta terça-feira, 6.

O primeiro acontece às 9h30, na Casa Vhida (Associação de Apoio à Criança com HIV), na Rua Pedro Álvares Cabral, 396, Dom Pedro.

O segundo, no salão de eventos do Clube do Trabalhador do Amazonas (Clube do SESI), na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José.


Karan, que iniciou em março deste ano um projeto para levar recitais de piano a alguns dos lugares mais remotos do planeta, como as comunidades localizadas ao longo do rio Amazonas – mais especificamente entre o Equador e o Peru – tem em seu repertório a obra de grandes mestres como Beethoven, Bach, Chopin e Rachmaninov.

Nascido na ilha de Creta, na Grécia, Panos Karan começou sua educação musical no Conservatório Nacional de Atenas, mas concluiu os estudos na Royal Academy of Music, de Londres, onde fez sua estreia, aos 19 anos.

Em dezembro de 2009, ele gravou seu primeiro álbum, com o Concerto nº 3 para Piano de Rachmaninov, junto com a Orion Symphony Orchestra.


O artista tem se apresentado nos teatros mais conceituados do mundo, como o Carnegie Hall, de Nova York, o Konzerthaus, de Viena, e o Hermitage Theatre de San Petersburgo, e já recebeu vários prêmios em concursos de piano internacionais.

Hoje, aos 29 anos, Panos Karan vem se notabilizando pelo trabalho junto à organização Keys of Change, fundada por ele em setembro do ano passado com o propósito de introduzir o ensino da música clássica em comunidades de difícil acesso.


Ele iniciou esse trabalho em março deste ano com o projeto “Bach in the Amazon”, definido pelo artista como “uma viagem musical pelo rio Amazonas apresentando recitais de piano em alguns dos lugares mais isolados do planeta”.

Outro projeto é o “Chopin in Coca”, um programa de educação para crianças de Coca, no Equador, que inclui aulas contínuas ministradas por voluntários.

De Coca o projeto seguiu para Iquitos e, de lá, para localidades do Peru, onde recebeu apoio do Instituto Cultural Peruano Britânico.


A partir da ideia de que “a música pode ajudar a fazer deste mundo um lugar melhor”, a organização Keys of Change, sem fins lucrativos, vem atraindo pessoas de diferentes procedências e formações.

Em entrevista ao jornal peruano El Comercio, Karan conta que a Amazônia seria o melhor lugar para iniciar o projeto por ser um lugar simbólico, “o coração do mundo”.

Em Manaus, Panos Karan terá oportunidade de tocar, pela manhã, para as crianças atendidas pela Casa Vhida, e à tarde, para os alunos dos cursos de música do SESI Amazonas, no Clube do Trabalhador.

Nenhum comentário: