Pesquisar este blog

terça-feira, abril 28, 2009

Itacoatiara recebe três dias de Flifloresta


Thiago Hermido
Especial para A CRÍTICA

Itacoatiara será o primeiro município a receber o Festival Literário Internacional da Floresta (Flifloresta), evento realizado em Manaus no ano passado e que em 2009 passará por alguns municípios do Amazonas. Nos dias 7, 8 e 9 de maio, artistas amazonenses se dividem em palestras, debates, exposições e apresentações musicais que acontecerão na cidade.

Quatro serão os espaços que receberão o Festival em Itacoatiara. Clube dos Professores, Centro Educacional Jamel Amed, Orla Fluvial e Casa da Cultura irão dividir a programação do evento que está sendo organizada pela coordenação da capital amazonense (Tenório Telles e Isaac Maciel) e Itacoatiara (Valdilene Bordoni, Rosilene Teles, Ana Maria Monteiro e Roseane Rodrigues).

“Esse festival é muito importante para a vida cultural do interior do Estado. É por meio dele que a população conhecerá obras literárias de escritores amazonenses e talentos da própria cidade que terão oportunidade de mostrar seu trabalho”, comenta o escritor Tenório Telles.

Dentre as atividades estão uma homenagem da organização de Itacoatiara ao escritor Tenório Telles, Café Literário com temas como “Leitura e a construção da cidadania” e “A criação literária - Entre a imaginação e a realidade”, com destaque para o gaúcho Fabrício Carpinejar, poeta e jornalista, que será a atração nacional do Festival.

“O Flifloresta configura o maior evento literário de Itacoatiara, pois leva ao interior do Amazonas o contato com obras de autores da região e de outros cantos do País. Há uma grande expectativa entre a população para o início da programação”, comenta a escritora Valdilene Bordoni.

Na capital

O Flifloresta ainda passará por Careiro da Várzea, Parintins e Manacapuru. De acordo com a coordenação do evento em Manaus, o Festival da capital ainda não tem data confirmada, mas contará com aproximadamente 100 escritores, um número maior que o de 2008.

“Estamos com a programação quase fechada e podemos garantir que a segunda edição do Flifloresta será bem maior que a realizada no ano passado”, afirma Isaac Maciel, editor da Livraria Valer.

Nenhum comentário: