Pesquisar este blog

sexta-feira, dezembro 08, 2017

Aos 74 anos, Félix Valois lança livro “Crônicas para além dos textos”


O livro “Crônicas para além dos textos”, do advogado e escritor amazonense Félix Valois, foi lançado na noite desta quinta-feira (7), por volta das 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB-AM), localizada na Avenida Umberto Calderaro, Bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O livro reúne crônicas escritas por Valois ao longo dos últimos anos.

O livro da editora Rodapé fala sobre direito, política, educação, direitos humanos, tudo através do olhar de Félix. A ideia de reunir as histórias criadas por Valois foi dos seus quatro filhos, como uma forma de homenagear o escritor. De acordo com o autor, as crônicas relatam o amor por sua terra, o orgulho dos filhos, dos amigos, saudades e expressam o cotidiano.

“Eu escrevo desde os 18 anos e hoje já tenho 74 anos. Quem fez essa compilação foram os meus filhos, eles foram resgatar nos jornais de antigamente essas crônicas e publicaram, para a minha surpresa! Inclusive, algumas que já não me lembrava… Como uma que escrevi quando fui a Cuba, antes da queda da união soviética, enaltecendo o fato de que Cuba, apesar das dificuldades, ainda era o território livre da América. Eu não tenho preferência por nenhuma crônica”, disse.

Luis Carlos Valois, filho mais velho de Félix, foi o idealizador do projeto. Ele conta como foi reunir anos de história. “Eu já vinha coletando o trabalho dele há mais de 10 anos, desde o antigo jornal A Notícia, e alguns recortes que ele mesmo tinha eu peguei sem ele saber. Já os mais atuais foram mais fáceis, pois estavam na internet. A ideia é mesmo o homenagear, pois sabia que ele iria ficar satisfeito e eu acho que ele gostou muito”, comentou.

Luciola Valois, uma das filhas do escritor, afirma que os relatos estão em ordem cronológica e que foram escolhidos os mais especiais. “As pessoas sempre pediam muito, comentavam que gostavam do que ele escrevia e queriam as crônicas reunidas em um livro. Ele não tem essa vaidade de escrever um livro, então eu e meus três irmãos nos reunimos no início do ano e fizemos sem que ele soubesse de nada. Reunimos pouco mais de cem crônicas, as que mais marcaram”, relatou.

Alfredo Valois, filho de Félix, explica que a principal dificuldade foi encontrar os textos mais antigos. “Ele tem muita coisa produzida e perdida por aí, algumas crônicas precisaram de uma busca mais profunda, mas a minha mãe tinha muita coisa guardada, os jornais também tinham em seu acervo. Nós fomos educamos lendo os textos dele, e quando eu releio algumas coisas lembro do passado e dos momentos”, afirmou.

A filha mais nova de Valois, Lúcia Valois, conta sobre a sua crônica favorita. “A gente saiu catando as crônicas dele em tudo que é canto, fomos juntando e organizamos para sair esse trabalho bonito. A mais marcante para mim é a que ele fala da feira da Helena, que é minha filha de 4 anos, ele fez no dia que fomos na feira com ela”, disse.

Ilsa Maria Valois, esposa do escritor, relata que ficou surpresa com a atitude dos filhos, mas muito alegre em participar e ser homenageada. “Eu tive uma emoção grande por que eles me citam no livro. O prefácio foi escrito por eles e em minha homenagem. Eu já tinha comentado que queria reunir as crônicas dele, mas eles decidiram fazer sem eu saber, pois achavam que eu não iria guardar segredo”, comentou.

Marco Aurélio Choy, presidente da OAB-AM, estava presente no lançamento e explica que tem admiração e carinho por Valois. “Ele é o nosso presidente de sempre, foi o presidente mais jovem da história da Ordem dos Advogados do Brasil, aos 32 anos de idade. É uma honra sempre recebê-lo aqui, ele representa muito para a história da advocacia do estado do Amazonas. Eu acompanho as crônicas, ele escreve muito bem e é uma figura muito reconhecida”, relatou.

Nenhum comentário: