Pesquisar este blog

sábado, outubro 13, 2018

A Origem das Espécies: O Clã Silva Pessoa


A vinda de meu pai de Santarém para Manaus, em 1945, se deu meio por acaso. Na realidade, ele veio de férias da Companhia, mas, aos 22 anos de idade, foi visionário o suficiente para perceber as inúmeras possibilidades de ter um futuro melhor na capital amazonense. 

Era um migrante nato, como havia sido seu pai, como têm sido tantos brasileiros pobres ao longo da história.

Ao deixar Fordlândia, em companhia de dois amigos, Manuel Lopes e Manuel Solano, meu pai trouxe na bagagem uma carta de recomendação do comerciante Zé Moraes, dando prova de sua conduta ilibada, que seria utilizada de forma valiosa no futuro. 

Os três amigos dividiram um pequeno quarto de uma estância de madeira localizada na Rua Carvalho Leal, no bairro da Cachoeirinha, e foram à luta, em busca de emprego.

Pai Simão conseguiu seu primeiro emprego na cidade como motorista da empresa Mário Novelli, que na época construía o Sanatório Adriano Jorge. 

Ele jamais poderia imaginar que 50 anos depois a história desse hospital seria passada a limpo por sua neta, a jornalista Maíra Pessoa, uma de minhas duas filhas.

Papai permaneceu na referida empresa até ela encerrar suas atividades em Manaus. 

Foi quando ele começou a trabalhar como motorista no Departamento de Estradas de Rodagens do Amazonas (DER-AM). 



Alguns anos depois, tia Maria colocou todos os filhos num “Ita do Norte” e saiu de Boa Vista pra Manaus, preocupada com o destino do irmão caçula. 

Sem nunca estar na cidade, o táxi circulava pela Cachoeirinha quando Raquel, sua filha mais velha – e que nunca havia visto meu pai antes – berrou:

– Pode parar! O meu tio mora aqui!

Do alto dos seus nove anos, Raquel fez a pequena comitiva desembarcar do táxi na Rua J. Carlos Antony, nas proximidades da Carvalho Leal, e ficou aguardando o contato dos óvnis. 

Foi quando Pai Simão saiu de uma velha estância, reconheceu a irmã no meio da rua e quase morreu do coração. Há anos eles não tinham notícias um do outro.

O problema é que no pequeno quarto da estância seria impossível acomodar seis novos moradores. 

Buscando ser o apoio da irmã e da nova família, ele tentou alugar uma casa na Rua Urucará para abrigá-los, mas Roberto Penafort, dono do imóvel, salientou que só faria o contrato de aluguel mediante uma carta de fiador. 

Pai Simão não conhecia ninguém na cidade, mas tinha com ele uma “carta de recomendação” fornecida pelo já citado Zé Moraes. 

Imediatamente, ele procurou o cunhado do comerciante Zé Moraes, que na época residia na Avenida Epaminondas, expondo-lhe a situação. 

Na mesma hora, o senhor Alfredo Burlamaqui, cunhado do comerciante santareno, entregou-lhe a carta de fiança para fechamento do contrato. 

Desconfio que a irmandade entre os santarenos residentes em Manaus já está por merecer um estudo de caso.

Alguns meses depois, tia Maria deixou suas crianças sob a responsabilidade de Pai Simão e rumou para um garimpo no Rio Aripuanã, onde trabalhou como cozinheira durante um ano, retornando com dinheiro suficiente para comprar sua casa na Rua Parintins, na Cachoeirinha.

– A Mariinha era uma grande mulher. Ela se sacrificou muito para educar os filhos. Era uma lutadora, uma guerreira, assim como a nossa mãe! – garante Pai Simão.



Dono de uma memória prodigiosa, o nosso patriarca ainda não se esqueceu da escalação de seu time de várzea, em Fordlândia, mesmo decorrido quase sete décadas: Valdo, Jaraqui, Piragaita, Prego e Ramos; Cléo e Durval; Magote, Simão, Altamiro e Batista. 

Eu o vi jogando futebol algumas vezes no campo do Caiçara, nos anos 70, e posso assegurar que Pai Simão era “bom de bola”. 

Se tivesse herdado metade do seu talento, acredito que teria sido um jogador profissional de futebol. 

Durante o tempo em que trabalhou no DER-AM, o velho conheceu dona Celeste, oriunda de Coari, com quem namorou, noivou, casou e iniciou a própria prole (Simone, Silene, Simão, Silane, Selane e Simas).

Em 1955, por intermédio de colegas de trabalho, Pai Simão tomou conhecimento da instalação da Refinaria de Manaus e do concurso que haveria para a contratação dos funcionários. Imediatamente ele se inscreveu no concurso. 

Por não dispor de tempo para frequentar o curso preparatório, simplesmente pegava as apostilas dos amigos e aproveitava todas as folgas do serviço estudando dentro da boleia do caminhão. 



Disposto a pegar o touro à unha, Pai Simão solicitou a Rogério Almeida, seu superior imediato no DER-AM, que lhe dispensasse do serviço às 16 h, para ele participar do curso presencialmente pelo menos durante algumas horas. Afinal de contas, ele não poderia se dar ao luxo de deixar o emprego para se dedicar inteiramente aos estudos para o concurso – como muitos fizeram – porque já tinha família constituída. 

Por ter sido sempre um funcionário padrão e cumpridor de seus deveres, o velho sempre conseguia ganhar a confiança e a simpatia das pessoas. O supervisor concordou em liberá-lo uma hora mais cedo, para ele se dedicar aos estudos. 

Mesmo em clara desvantagem em relação aos demais candidatos, Pai Simão conseguiu o cargo ambicionado.

Com o nome de Companhia de Petróleo da Amazônia (Copam), a refinaria foi instalada às margens do Rio Negro, próximo do Encontro das Águas, pelo empresário Isaac Benayon Sabbá e iniciou suas operações em seis de setembro de 1956 – quando toda a região ainda sentia os efeitos da decadência da borracha. 

A inauguração oficial ocorreu em 3 de janeiro de 1957, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. 

Em 1971, a Petrobras assumiu o controle acionário da companhia, que passou a se chamar Refinaria de Manaus (Reman). 

Em homenagem ao pioneirismo de seu fundador, a Petrobras lhe rebatizou de Refinaria Isaac Sabbá, em 1997.

Nenhum comentário: