Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 30, 2018

O dia em que o poeta levou um banho


Sici Pirangy e Jorginho Poeta

            Fevereiro de 1984. O poeta Jorginho Almeida foi o primeiro sujeito da turma a admitir publicamente que fazia uso recreativo do “cigarro de índio”. Ele comprava seu bagulho na Vila Mamão, na casa de duas índias sateré-mawé, Vilma e Regina, as únicas na cidade que vendiam uma erva autêntica, orgânica, sem mistura, e ainda ostentando o selo de qualidade da região do Rio Marau, em Maués.

Os biriteiros do Top Bar só se referiam a ele pejorativamente como “Jorginho Maconheiro” e o preconceito inicial, com o passar dos tempos, se transformou em estigma. Ninguém queria ser visto na companhia de Jorginho, para também não ser rotulado de “maconheiro”. O poeta, entretanto, não dava a mínima para os comentários desairosos a seu respeito. Ele continuava curtindo seu bagulho sozinho como um autêntico Lone Ranger daqueles tempos fluviais.

Naquele mês de fevereiro, Jorginho resolveu desfilar em uma das alas do GRES Andanças de Ciganos. A concentração da escola, como sempre, foi no Boulevard Amazonas, nas proximidades do cemitério, porque o desfile ainda acontecia na Avenida Djalma Batista. Vários brincantes se acotovelaram em um barzinho existente naquela artéria e começaram a encher a cara de birita enquanto aguardavam o início do desfile. Jorginho sondou o ambiente e percebeu que o banheiro do boteco era um local estratégico para detonar um beise.

Ele entrou no banheiro, enrolou um “guantanamera” (o charo do tamanho de um charuto habana cristal), colocou na boca e quando acendeu o fogaréu, alguém surrupiou, com violência, o beise de sua boca. Ele tentou reagir, mas foi imobilizado por um providencial “mata-leão”, enquanto uma alcateia de lobos famintos entrava no banheiro e detonava sem pena o robusto guantanamera: Afonso Libório, Ricardão, Luiz Lobão, Sici Pirangy, Antídio Weil, Arlindo Jorge, Lúcio Preto, Ailton Santa Fé et caterva. Não sobrou nem a cinza.

Injuriado, Jorginho limitou-se a comentar:

– Pois é... E ainda dizem que eu sou o único maconheiro da Cachoeirinha...

Teve “maconheiro” que passou mal de tanto rir. 

Nenhum comentário: