Pesquisar este blog

sábado, outubro 13, 2018

A Origem das Espécies: O Clã Silva Pessoa (2)


Em 1956, Simão Monteiro Pessoa vestiu o macacão azul e o capacete amarelo da Copam pela primeira vez e a partir daí realizou uma carreira meritória, tornando-se conhecido como “Pai Simão”, um apelido carinhoso que ganhou dos seus colegas de trabalho daquele tempo e que ainda hoje é utilizado por muitos deles. 

Pai Simão se aposentou em 1980, como Operador Nível Três, aos 57 anos, conservando seu jeito simples, cordial e agradável de ser – uma espécie de marca registrada de sua personalidade efusiva.



Viúvo, precocemente, em 1978, ele se casou novamente com a Dulce e estão juntos há mais de 30 anos. O velho deve ser tarado.



Dos seus herdeiros, a Simone casou com o Ricardo Sena e teve dois filhos: Thandra e João Ricardo. Ela é a loba-alfa da família, posição que defende com zelo, resignação e humildade. 



A Silene casou com o Rogelio Casado e teve dois filhos: Pablo e Diego. Atualmente, ela está casada com o ex-vereador e livreiro Antônio Diniz, meu parceiro em vários projetos editoriais.


Eu casei com a Eudes Santos e tive três filhos: os gêmeos Marcelo e Marcel, e Márcio. Apesar de separados, somos bons amigos e nos gostamos até hoje.



Depois, namorei com a Marilene Pinheiro e tive dois filhos: Maíra e Marcus Vinicius. Apesar de separados, somos bons amigos e nos gostamos até hoje. 



Depois, namorei com a Veremity Pereira e tive uma filha: Marisa. Apesar de separados, somos bons amigos e nos gostamos até hoje.



Aí, passei sete anos casado com a Jane Jatobá e fiz vasectomia, única forma de continuar sendo um garanhão de responsa sem correr o risco de repovoar o planeta. Apesar de separados, somos bons amigos e nos gostamos até hoje. 



Aí, passei 14 anos casado com a Dinari Guimarães e escrevi quinze livros. Apesar de separados, somos bons amigos e nos gostamos até hoje.



Em primeiro plano, meu genro André, Mathews e Maíra. Atrás, Márcio, Marcel, eu, Marcelo, sua esposa Cida, Eudes, Marisa e Marcus Vinicius.

Aí, resolvi seguir o ensinamento do cronista Rubem Braga e me transformar em um solteiro feliz. É desse jeito que pretendo morrer.



A Silane namorou com o Frank Cavalcante e teve um filho: Bruno. Depois, casou com o Sílvio Barroso e teve uma filha: Mayara. O Sílvio morreu de infarto há alguns anos.



A Selane casou com o Jaques Castro e teve uma filha: Mikaelly. Depois namorou com o Frank Jone e adotou um bebê recém-nascido: Frank Jone Junior. Depois casou com o Nelson Lopes Correa e teve dois filhos: Priscila Celeste e Simão Neto. O sacana do Nelson resolveu furar a fila e faleceu em abril de 2015.



O Simas casou com a Dinha e teve dois filhos: Samis Gabriel e Ícaro Michel. Depois, teve mais dois filhos fora do casamento: Carol e Yuri Felipe.

Um dos grandes orgulhos do velho é que todos os seus netos se dedicaram aos estudos superiores e abraçaram um caminho profissional por mérito próprio. 

A Thandra é jornalista e advogada. O João Ricardo é publicitário e designer. O Pablo Casado é videomaker, apresentador televisivo e professor de SUP. O Diego Casado é fisioterapeuta. O Marcelo é administrador de empresas. O Marcel é analista de sistemas. O Márcio é publicitário e professor universitário. A Maíra é jornalista. O Marcus Vinicius é publicitário e designer. A Marisa é professora de Educação Física. O Bruno é administrador de empresas. A Mayara é fisioterapeuta. A Mikaelly é jornalista. O Frank Jr. é professor de Geografia e Matemática. A Priscila Celeste é psicóloga. O Simão Neto é engenheiro eletricista. O Samis Gabriel é administrador de empresas. O Ícaro Michel é economista e empresário. Carol e Yuri Felipe ainda são crianças, mas devem manter a tradição do clã depois de adultos.

A terceira geração de descendentes de Pai Simão também já está bem numerosa. Marcel tem quatro filhos (Caio, Nathália, Manuelly e Marcelly). João Ricardo tem cinco filhos (Nicolas, Heitor, Haymée, Juliane e João Ricardo Junior). Marcelo tem três (Rebeca, Vinicius e João Vítor). Maíra tem um menino (Mathews). Marcus Vinicius tem uma menina (Mel). Priscila Celeste tem um menino (Pedro Artur). Pablo tem uma menina (Luna). Mikaelly tem um menino (Miguel). Diego tem uma menina (Flor). Frank Jr. tem um menino (Lucas). Ícaro tem uma menina (Júlia).  Samis Gabriel tem uma menina (Charlotte).

O mais interessante é que, ao longo de todos esses anos de convivência, nunca vi Pai Simão falar mal de alguém (a vida dos outros nunca lhe despertou algum interesse), mentir ou vangloriar-se de seus feitos. 

Ele sempre foi gentil com estranhos, verdadeiramente amigo dos amigos e especialmente afetuoso com seus seis filhos, 20 netos e 20 bisnetos, que acabaram por seguir seu belo exemplo. 

Não é pouca porcaria.

Nenhum comentário: