Pesquisar este blog

sexta-feira, julho 15, 2011

Aula 6 do Curso Intensivo de Rock: Waylon Jennings


Outro “fora-da-lei” daquela fase dourada da música country foi Waylon Jennings.

Em “Are You Sure Hank Done It This Way”, do álbum “Dreaming My Dreams”, ele diz “We need a change”, referindo-se, ironicamente, à indústria da música country.

Waylon nasceu no dia 15 de junho de 1937, em Littlefield, Texas, e tornou-se o porta-voz do movimento conhecido como “outlaw movement”, além de ser uma das pessoas com maior conhecimento histórico da música country.

Quando terminou o segundo grau, Jennings iniciou sua carreira musical, trabalhando como DJ na rádio KLLL, em Lubbock, ficando conhecido por suas posições contestadoras e suas críticas ácidas ao estilo de vida americano.

Nessa época, conheceu Buddy Holly e sedimentou esta amizade, a ponto de ser convidado a tocar baixo na nova banda de Holly, em 1958, depois que ele havia se desfeito dos Crickets.

Waylon Jennings escapou da morte em 3 de fevereiro de 1959, no acidente aéreo que tirou a vida de Buddy Holly, Ritchie Valens e JP “The Big Bopper” Richardson, quando cedeu o seu assento para o apressado Richardson e resolveu viajar de carro.

Com a morte prematura de Buddy Holly, Waylon praticamente aposentou seu baixo, apesar de suas músicas dos anos 70 e início de 80 terem sido marcadas pelo ritmo firme deste instrumento.

Os primeiros sucessos de Jennings aconteceram a partir de 1965, na MCA Records, com produção de Chet Atkins.

Apesar do constante clima de tensão entre os dois, aconteceram vários sucessos, como “Only Daddy That’ll Walk The Line” (1968) e “Just To Satisfy You” (1968).


Na década de 1970, tornou-se associado dos chamados “fora da lei”, um grupo informal de músicos que trabalhava sem obedecer ao padrão musical ditado pela cena corporativa de Nashville.

Em 1977, ele foi preso pelos federais por posse de cocaína, um vício que nunca conseguiu abandonar, e passou alguns meses na prisão.

Uma série de álbuns dueto com Willie Nelson culminou com o sucesso de vendas de 1978, “Mamas Don’t Let Your Babies Grow Up To Be Cowboys”.

Em 1979, ele gravou a canção tema para o sucesso da televisão “The Dukes of Hazzard” e atuou também como o narrador oficial em todas as sete temporadas da série.

Nos anos 80, Waylon continuou aprontando todas na indústria fonográfica, tendo participado do grupo The Highwaymen, ao lado de Willie Nelson, Johnny Cash e Kris Kristofferson.

Waylon Jennings lançou seu último álbum solo em 1998.

Em 2001, ele foi introduzido no Country Music Hall of Fame.

Sua personalidade, seu jeito triste e emocionado, foram temas para muitas de suas canções, como “Amanda” (1974), “Rainy Day Woman” (1974) e “Luckenbach, Texas (Back To The Basics Of Love)” (1977).

Merecem ainda destaque os trabalhos de “T For Texas” (álbum gravado ao vivo), a re-interpretação escandalosa dos hits de Jimmie Rodgers e a enganosamente complexa canção “Bob Wills Is Still The King”.

Waylon Jennings faleceu em fevereiro de 2002, após ter amputado um pé, por complicações decorrentes da diabetes.

Nenhum comentário: