Pesquisar este blog

segunda-feira, setembro 15, 2014

Artur Bisneto defende maior integração no combate ao uso de drogas


Candidato a deputado federal, Artur Bisneto (4545) está cada vez mais convencido de que o consumo de droga se transformou num dos mais graves problemas da sociedade brasileira e que a forma de enfrentar essa mazela precisa ser aperfeiçoada.

As políticas públicas, programas e órgãos envolvidos no enfrentamento do problema, tanto na União e estados quanto nos municípios, incluindo o Judiciário e o Ministério Público, estão desarticulados, pulverizados e simplesmente não formam redes eficientes e integradas, essenciais tanto à prevenção e repressão quanto ao tratamento e reinserção social”, diz ele.

Para exemplificar o problema, Artur Bisneto afirma que o crack, a droga mais perigosa da atualidade, rompeu os limites geográficos e sociais e já invadiu até os municípios do interior do Amazonas.

Temos notícia da presença do crack até nas mais remotas comunidades rurais de Benjamin Constant, Alvarães e Lábrea, o que mostra que os traficantes não estão medindo esforços para conquistar novos usuários”, diz ele.

Deste modo, segundo o candidato a deputado federal, o combate ao uso das drogas deve ter uma abordagem mais abrangente, integrando políticas públicas de saúde, segurança pública e assistência social, dentre várias outras.

O Executivo, o Legislativo, todos os agentes públicos, precisamos ter a firmeza necessária para enfrentar o problema, não minimizar ou esconder. Ao mesmo tempo, devemos ter a clareza de não alarmar a população de forma a gerar pânico. Ao contrário. Como agentes de Estado, devemos agir de forma a assegurar à sociedade que esse tipo de problema é possível de ser solucionado e que vai ser solucionado”, avalia Artur Bisneto.

Entre as propostas que ele quer defender no Congresso Nacional, em caso de vitória nas urnas, destacamos:

Criação de uma rede nacional para os dependentes químicos, em parceria com estados, municípios, empresas privadas e entidades do Terceiro Setor, como instrumento de auxílio para as famílias que hoje não têm informações sobre onde nem como obter ajuda.

Essa rede viabilizará a execução de um programa de oferta de clínicas, inclusive e especialmente as comunidades terapêuticas, para tratamento de dependentes de drogas, com serviços médicos de referência aos usuários”, diz Artur Bisneto.

Instituição de política de incentivo e apoio para ampliar a oferta de centros de atenção psicossocial aos usuários de álcool e drogas – CAPS/AD, permitindo ações de promoção e prevenção, de assistência, e de inserção social para dependentes químicos e seus familiares.

Desenvolvimento de um programa nacional de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, em parceria com estados, municípios, empresas privadas e entidades do Terceiro Setor, priorizando os jovens, com ações nas áreas de cultura, lazer e esportes.

Realização, com estados e municípios, do censo da rede de tratamento de dependência química.

Estruturação do Protocolo Nacional de Tratamento e Prevenção para dependentes de drogas com participação das políticas de saúde, assistência social, defesa e justiça.

Criação de leitos no Sistema Único de Saúde para tratamento de dependentes químicos.

Identificação dos pontos mais vulneráveis de uso de drogas no Brasil, garantindo apoio aos estados e municípios para transformar esses pontos em áreas livres de drogas.

Criação da Ouvidoria Nacional para garantir voz permanente para usuários de drogas.

Combate e repressão a entradas de drogas no Brasil com fortalecimento da vigilância de fronteiras, aeroportos e portos.

Nenhum comentário: