Pesquisar este blog

terça-feira, setembro 09, 2014

Haroldo Barbosa arranca o bigode de Ary Barroso



Luciano Hortencio

Visitando a página Facebook do pesquisador e escritor Jairo Severiano, deparo-me com essa excelente e inusitada foto.

Sobre ela, Jairo Severiano escreve a deliciosa crônica de um modo informal, simples e muito bom.

Não sei se isso já foi publicado, porém trago aqui por ser uma crônica histórica, leve e divertida:

Ary Barroso, um inveterado flamenguista, foi tricolor antes de ser rubro-negro. Isso, até abril de 1929, quando um desentendimento com um diretor, determinou sua saída do clube, seguida do despertar de uma súbita paixão pelo rival, o Flamengo. Paixão que, intensificada por sua atividade de narrador e comentarista esportivo, marcou-lhe a vida com uma sucessão de episódios pitorescos, como os relatados a seguir:

No final de 1944, em sua segunda temporada em Hollywood, em que compôs canções para a 20th Century Fox, ele rejeitou uma proposta para assumir a direção musical da Walt Disney Productions, surpreendendo Mr. Disney com a seguinte justificativa (num inglês pavoroso...), segundo seu filho Flávio Rubens: “It is because don't have Flamengo here”.

Aliás, dias antes da citada declaração, Ary já tinha dado mais uma demonstração dessa paixão: narrando jogo Flamengo e Vasco, no qual o Fla ganhou seu 1° tricampeonato carioca, ele largou o microfone da Rádio Tupi e foi torcer na beira do campo no momento em que Valido marcou o gol (1x0) da vitória! (Erik Cerqueira completou a transmissão).

Mas, nem sempre o Flamengo proporcionou-lhe tais alegrias...

Em setembro de 1955, Ary Barroso fez uma curiosa aposta com o colega Haroldo Barbosa (tricolor “doente”), que dava ao vencedor o direito de raspar o bigode do vencido, conforme o resultado do Fla x Flu a ser disputado no final da semana. Placar da partida: Flu 2 x 1.

Então, na segunda-feira, Ary teve seu paradeiro desconhecido até o início da noite, quando o “mistério” foi desvendado: o fujão estava escondido no apartamento de Linda e Dircinha Baptista!

Minutos depois, o esconderijo foi invadido por numerosa comitiva, comandada por Haroldo, que clamava: “Raspa, raspa, raspa...”

Finalmente, depois de desmoralizado o último apelo do perdedor (“minha mulher não me aceitará sem o bigode!”), com a esposa, dona Ivone, declarando ao telefone que “casara com o Ary Barroso e não com o seu bigode!”, a aposta foi paga, sendo ato comprovado amplamente com a publicação na Imprensa do retrato do Ary Barroso sem o bigode que ele ostentava havia mais de um quarto de século.

Nenhum comentário: