Por Jurandir Freire Costa
Que diferença há, ou pode haver, entre cães no cio, no meio
da rua, em pleno sol do meio-dia, e um casal de humanos, desnudos, entre os
lençóis de cetins na novela das oito? Claro, muitos poderiam dizer que a
diferença está no balde de água fria. Mas essa linha tênue que os divide pode
estar a no olhar de quem assiste, ou ainda, no olhar daquele que nos imputa a
assistir a segunda cena como sendo parte de uma “normalidade” que se manifesta
à nossa revelia – e que talvez pudesse sobreviver sem a nossa anuência.
Atualmente, a superexposição de corpos e a crença de que
possam ser as mais perfeitas máquinas de prazer e felicidade, nos fazem ansiar
por esse pertencimento, como se nos engajássemos nesse bem político. Hoje, não
só copiamos o modo de vida de outras pessoas, como queremos de verdade ter a
mesma vida que elas, nos vestirmos iguais a ela e ter o mesmo prazer que
julgamos que elas possuam. No novo corpo social, todos se parecem, como
clonados de uma matriz humanamente ideal.
Haveríamos de nos perguntar o porquê de tanto interesse em
comparar a intimidade de outros com a nossa. Onde estaria a vanguarda dos reality shows quando, até o século 17, a
vida privada era vivida em público? Nos tempos medievais, as pessoas de
classes, idades e sexos diferentes tinham por hábito tomar banhos
coletivamente, em lugares públicos, além de compartilhar o mesmo leito nuas –
salvaguardando algumas ordens monásticas, onde era prescrito dormirem vestidas.
Hoje, a mídia expõe a vida íntima de astros, políticos e
traficantes. Mercantilizam tudo o que possa satisfazer nossa curiosidade quando
nada parece ser realmente novo. E talvez não seja mesmo. Desde os tempos
monárquicos que o fuxico vem sobrecarregando os ouvidos daqueles que louvam sapear a vida alheia.
Também sempre houve o interesse da Casa Grande pela Senzala,
onde os nobres e abastados ansiavam conhecer como viviam os despossuídos da
moeda, como eram seus gostos, como obtinham prazer e alegria de viver com um
mínimo de conforto, escassez de alimentos e quase nenhum saber. E o que a pieguice
os impedia de praticar à luz do dia, desfazia-se com a maior benevolência com a
chegada da noite, na mais perfeita comunhão de fogosos.
Nossa fraqueza humana já é por demais conhecida. Quando o
assunto é sentir prazer, vale trair o Pai no Paraíso. Sabemos reconhecer a
delícia desta iminente sensação quando adquirimos os bens que o capital nos
induz a possuir. E, mesmo que seja por efêmeros segundos de puro êxtase, já nos
damos por satisfeitos e saciados quando a moeda nos honra em nossas mais arraigadas
necessidades, mesmo quando sabemos que ela pode comprar uma sensação, mas nunca
um sentimento. Talvez aí esteja a nossa redenção, ao reconhecermos que há algo
imaterial e por demais essencial para ser tão banalizado.
E como nos legou Milton Santos: “A tirania do dinheiro e a
tirania da informação são os pilares da produção da história atual do
capitalismo globalizado. Sem o controle dos espíritos seria impossível a
regulação pelas finanças”. Já temos por onde começar.
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