Pesquisar este blog

quarta-feira, janeiro 31, 2018

Economia médica para diletantes


Por Paulo Mendes Campos

Filósofos modernos ensinam que todas as ações da vida são determinadas, ou pelo menos condicionadas, por situações materiais, econômicas e financeiras. Ora, se isso é verdade, por uma lógica irrefutável, também as ações da morte (ou doenças) sofrem a mesma influência das condições econômicas e financeiras. É mesmo natural que os processos vitais negativos ainda sejam mais intensamente influenciados pela realidade material.

A pressuposição nos levaria a uma reformulação da semiologia (estudo dos sinais da doença) e da etiologia (estudo das causas da doença). A medicina passaria a ser psico-econômico-somática, isto é, um terceiro fator (material) seria considerado nos estados mórbidos de corpo e espírito.

Por exemplo: um indivíduo morre de colapso (aliás, todos os indivíduos morrem de colapso); ora, em frequentes casos, esse colapso pode ter implicações que o levam a ser caracterizado como colapso bancário, ou seja, óbito dos que topam subitamente fechada a única saída (ou entrada): o crédito dos bancos.

Outro mal comum, do mesmo setor, é o choque operatório; a facilidade do crédito leva o indivíduo a sucessivas operações, até a ocorrência da crise, que pode ser definitiva.

Chama-se derrame inflacionário uma doença capaz de longo período incubatório: o indivíduo sofre em consequência de operações realizadas em regime de papel-moeda excessivo.

Contrariamente, a esclerose deflacionária tem por origem as condições restritivas do meio circulante; o endurecimento progressivo dos vasos circulatórios pode ocasionar a morte.

Uma causa mortis frequentíssima é o enfisema popular: devido a uma distensão constante do tecido social, a pessoa começa a fumar muito e a respirar pouco, acabando por falecer de asfixia.

A falência precoce é uma psicopatia financeira produzida pelas mais diversas causas, inclusive as fraudulentas.

Já a concordata pálida tem seus efeitos patológicos atribuídos geralmente a péssimas condições de herança, levando os herdeiros do negócio a um acordo descolorido, que pode ser fatal.

Chama-se cirrose de custo a degenerescência das condições de produção, causando graves atrofias do órgão afetado.

Bloqueio salarial é uma doença coronária, cuja sufocação se deve à diferença entre o orçamento mínimo e o salário máximo, este impropriamente denominado mínimo.

Mal urbano é a crise de apartamento: ocorre quando a pessoa adquire residência própria no peito e na raça, e acaba sem poder pagá-la.

Desajustamento de reajustamento, por sua vez, é quando os recursos financeiros do comprador não se ajustam às necessidades de reajustamento do vendedor, provocando descompasso cardíaco.

Quando a máxima pressão dos preços coincide com a pressão mínima dos meios disponíveis, a pessoa pode morrer de pressão convergente.

Em certas situações, o indivíduo se vê obrigado a escolher entre duas “soluções” fatais: esta é a principal causa da úlcera de Daoudesce; a hematêmese (vômito de sangue) demonstra claramente a perplexidade da vítima.

O que se conhece vulgarmente por mania de grandeza (de padrão de vida também se morre, diz um estudioso) terá nos futuros atestados de óbito o nome de delirium vitae.

A aquisição febril de títulos de procedência duvidosa, ou francamente contaminados, pode causar a febre-título.

Quando você continua a produzir para um mercado que já morreu, pode contrair a doença chamada necrose de consumidor.

Há uma doença que se contrai por amizade: é a virose de amigo do peito, resultante de compromissos assumidos em benefício alheio.

Trauma fazendário é mal de quem deixou de pagar no momento exato (geralmente por desconhecer a legislação) uma importante obrigação fiscal.

Na pressão delfínica, o paciente débil não resiste ao peso das reais exigências da fazenda: morte por dispneia aguda.

Um grave distúrbio de origem medicamentosa é a receita letal.

Carcinoma de agiota ou agiotagem carcinomatosa é tumor produzido por juros altos: mínima taxa de sobrevida.

Cardiosclerose do outro ou transplante de revertério é uma doença singular, em consequência da qual a pessoa definha pelo endurecimento do coração de outro indivíduo (singular e plural ao mesmo tempo).

Endosso senil, doença da idade avançada, produz os mesmos efeitos do endosso infantil.

Hemiplegia de coração ocorre quando você paga com correção monetária e recebe sem ela, paralisando-se pela metade.
Metástase fiscal é óbito devido à insolvência, de pessoa física ou jurídica, em decorrência da falta de recursos internos para fazer face às múltiplas obrigações sociais do fisco.

Xxxx

Nenhum comentário: