Pesquisar este blog

segunda-feira, junho 19, 2017

Documentário “Utopia e barbárie” revê as revoluções da geração de 68


Por Neusa Barbosa

Um dos documentaristas mais respeitados do país e dos que mais se dedicam à política – caso de “Os anos JK” (1980) e “Jango” (1984), dois sucessos inclusive de bilheteria –, Sílvio Tendler lançou-se, durante 19 anos, num ambicioso balanço dos sonhos e decepções de sua geração – aquela que nasceu logo depois da Segunda Guerra Mundial.

O resultado está em “Utopia e barbárie”, documentário lançado no dia 2 de novembro de 2009, que já foi exibido com sucesso em mais de 20 países e está disponível no YouTube.

O filme fala da geração que viveu as revoluções de esquerda e da contracultura, as guerras de independência na África e na Ásia, a guerra do Vietnã, as ditaduras latino-americanas, a queda do muro de Berlim e a disseminação da globalização e do neoliberalismo, funcionando como um “pensamento único”.

“Utopia” e “barbárie” são, para o diretor, dois movimentos complementares, sucedendo-se um ao outro pela história – assim como ao sonho igualitário da Revolução Russa de 1917 seguiu-se o pesadelo do genocídio estalinista, ao projeto do Brasil Novo de Juscelino Kubitscheck e João Goulart, a ditadura militar de 1964.

O filme de Tendler é, assumidamente de esquerda, embora tente ouvir posições contrárias. Abre espaço para que ex-integrantes da luta armada, como Franklin Martins (ex-porta-voz do governo Lula) e Dilma Roussef (ex-ministra da Casa Civil e ex-presidente pelo PT), façam a autocrítica e a justificação de seu rumo extremo no passado.

Ao mesmo tempo, ouve o poeta Ferreira Gullar, um dos mais notórios críticos da gestão petista e, nos anos 70, opositor da opção pela resistência armada ao regime militar.

Viajando nestes anos por 15 países, Tendler acumula entrevistas históricas – como a do lendário general Giap, 94 anos, o estrategista vietnamita que derrotou sucessivamente os colonizadores franceses, em 1954, e os invasores norte-americanos, nos anos 70.

O escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de uma das bíblias para o entendimento do continente, “As veias abertas da América Latina”, além do poeta Amir Haddad, do dramaturgo Augusto Boal, e os cineastas Denys Arcand, Gillo Pontecorvo e Amos Gitai, vêm somar suas posições.

Todos reveem os erros e acertos desta geração que tentou mudar o mundo pelas ideias e pelas armas, e hoje repensa não só os motivos de seus fracassos como tenta entender o contexto atual.

Juntando biografia pessoal com História, Tendler revisita suas raízes judaicas, mesclando a sua análise das utopias o sonho igualitário dos kibbutz de Israel.

Esta digressão para o Oriente Médio, no entanto, ajusta-se mal aos demais assuntos tratados, talvez porque não se tenha feito uma amarração mais consistente.

Repleto de assuntos e personagens, “Utopia e barbárie” é um instrumento eficaz para olhar o presente sem tirar os olhos do passado.

Outro mérito está em mostrar materiais de arquivo eloquentes por si – caso do áudio da gravação da tristemente célebre reunião que aprovou o AI-5, em 1968.

Quem quiser conferir, basta clicar no link abaixo:

Nenhum comentário: