Pesquisar este blog

sexta-feira, agosto 15, 2014

Pra não se ferrar viajando sozinho

    
Danilo Barba

Uma temporada num hotel de luxo diante de um cenário paradisíaco pode ser o escape perfeito para uma rotina entediante. Mas algumas viagens marcam nossa vida não apenas pelas imagens que postamos nas redes sociais, ou pelos bons negócios.

Em meio a milhões de turistas circulando em aeroportos, alimentando pombos em praças famosas, há alguém que queremos conhecer: nós mesmos.

Foi para isso que um dia, há quase dez anos, larguei de uma vez só emprego, namorada e faculdade e rodei a Europa por mais de um mês com apenas 300 euros no bolso.

Conheça os sete motivos para colocar a mochila nas costas e encarar os males que vem para bem.

1) Seu senso de segurança se expande

Com uma mochila pesada nas costas e sem muito dinheiro, você provavelmente irá conhecer as opções mais exóticas (e criativas) de albergues nos destinos que escolher. E você deve cuidar das suas coisas a todo momento. Não só pra se prevenir de furtos e roubos, mas também para não perder itens importantes pelos quartos e corredores, especialmente seus documentos — sem eles, a viagem termina ali mesmo e começa a sua dor de cabeça.

2) Você aprende a apreciar sua própria companhia

Você vai encontrar todo tipo de gente pelo caminho, e deve aproveitar ao máximo os encontros espontâneos — eles lhe ensinarão bastante sobre as pessoas, suas diferenças e, principalmente, seus valores. Mas esses indivíduos vão passar. No fim das contas, você estará sempre contando consigo mesmo, e na sua capacidade de se sentir confortável em sua própria pele.  

3) As coisas boas compensam o sacrifício

Na vida e na estrada, os aspectos negativos da jornada são constantemente superados por  momentos incríveis! Sim, você é capaz de sobreviver sem os confortos de casa. Você irá sonhar com banhos e camas quentes, comida caseira, e todos os mimos que só a nossa cidade natal pode oferecer. Por outro lado, irá conhecer novas sensações e aromas, além de situações em que será preciso transcender o que você soube até hoje para seguir em frente. Novas línguas irão confundir a sua mente pra te provocar a ser mais expressivo e significativo; mas só até você conseguir movimentar o seu novo universo de referências e amizades.

4) Você descobre como se virar sozinho

Um homem deve aprender a ser independente, e isso vai muito além de pagar a conta do celular ou jogar trouxas de roupas na máquina de lavar. Ao desembarcar com a grana contada e a vontade deliberada de explorar, você inicia uma paciente prova do que é capaz de fazer em prol da sua própria existência e crescimento — para si mesmo. Se confiamos em quem nos salva a vida, por que deixamos de confiar em nós mesmos?   

5) Adiar a sua felicidade para o futuro é um desperdício

Um bom plano pode te poupar grandes esforços, porém nem o melhor dos roteiros substitui um humor sadio, aquele pronto a absorver o novo. Viajar sozinho não significa ser solitário, pois a alegria de conhecer quer ser dividida com outras pessoas, outros viajantes e locais, com suas histórias e alimentos recheados de cultura e energia.

6) Ninguém sabe exatamente o que está fazendo

Nem sempre a paisagem é mais sedutora do que o ambiente à sua volta. Ao assistir quase todos os estereótipos que você ainda conserva caírem aos seus pés, o altruísmo e a gratidão tomam o lugar de qualquer sentimento de culpa ou ressentimento. Todos nós estamos desenvolvendo um papel em busca de sonhos que temos pelo caminho.

7) Desapego: uma questão de vida ou morte

Observe o real motivo por trás daquela vontade de comprar mais porcarias caras e se dê conta de que tudo se trata de uma necessidade de aprovação, de um jeito ou de outro. Este sentimento de posse acaba ditando a sua vida — te fixa numa localidade com uma casa mobiliada e governa quanto dinheiro você precisa ganhar. Forrar um lar de bugigangas nunca enriqueceu a vida de ninguém. Quanto menos você tiver que manter pra viver uma vida saudável, melhor.

Nenhum comentário: