Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 19, 2013

Entrevista imaginária com a Polícia Carinhosa


Ruy Goiaba

O encosto de Nelson Rodrigues andou rondando por aqui nos últimos dias, e eu quase convoquei a cabra vadia e o terreno baldio para dizer, à meia-noite, coisas que não se dizem nem ao médium depois de morto. Depois percebi que eu corria o risco de parecer Arnaldo Jabor – um desses destinos piores que a morte – imitando NR e dispensei a cabra, o terreno e a meia-noite.

Mas resolvi fazer uma entrevista imaginária, que diz coisas tão mais verdadeiras que as reais (a melhor entrevista da Susan Sontag, por exemplo, é uma que o Paulo Francis inventou).

E qual seria o tema senão as manifestações que ELETRIZAM o Bananão, esta república federativa cheia de árvores e de gente protestando?

Pensei primeiro em chamar a moçada do Passe Livre pra saber de onde eles pretendem tirar a grana pro ônibus gratuito (R$ 6 bilhões/ano, 14% do Orçamento paulistano) – mas intuí que seria do mesmo lugar de onde o Bátima Feira da Fruta tira seu escudo.

Quis saber também se há quem creia de verdade que quebrar metrô em Essepê é igualzinho a derrubar o Muro de Berlim, mas me vi na contramão da história: até a grã-fina das narinas de cadáver virou bolchevique no Facebook, e Gloria Kalil assegura que protesto é TEMDÊMSSIA.

(Sim, sei que a pauta mudou: agora é contra tudo isso que está aí. Ou uma metamanifestação, o protesto pelo direito de protestar. Tá certo, maiorrrapoio, joinha procês tudo. Na próxima, levarei vinagre balsâmico – ideia de um amigo, pra neutralizar o gás lacrimogêneo com o fedor da burguesia – e uma máscara do Costinha, porque Guy Fawkes é o cacete, aqui é Braziu, nóis kapota mais num breka.)

Pensei também em entrevistar o Alckmista (estão chegando os alckmistas), Vaiddad (o Bonzinho), Cabral, Agnelo, toda essa gente discreta e silenciosa que manda acariciar manifestante com o bico do coturno.

Mas suas claques, reais e virtuais, não caberiam na salinha da entrevista – além disso, os políticos estão todos muito ocupados tentando se apropriar da gloriosa Primavera Brasuca.

Decidi, por fim, ouvir o que tem a dizer o mais polêmico personagem dos últimos dias: a Polícia Carinhosa.

O elemento adentrou o recinto com manemolência, ao som de “trago esta rosa, uuuh, para te dar”.


Moçadinha protestante, providencie JÁ essa máscara do Costinha para as manifestações

Ruy Goiaba – Cês fizeram o couro comer na semana passada. É bonito isso?

Polícia Carinhosa – Negativo. Só oferecemos gentilmente aos manifestantes o mesmo tipo de atendimento dado às comunidades carentes, como massagem gratuita das gengivas com o cabo dos fuzis.

RG – Vocês machucaram gente que protestava pacificamente ou que não tinha nada a ver com a manifestação. Dispararam em gente que filmava da janela. Mais de um jornalista levou tiro de bala de borracha no olho.

PC – Negativo. Foram disparos amigos, para advertir sobre o risco das janelas. Nosso efetivo altamente treinado detectou um cisco no olho dos referidos profissionais e optou pelo uso desse armamento não letal.

RG – Mas bala de borracha cega!

PC – Elimina o problema do cisco, concorda? Assim como a decapitação resolve em definitivo o problema da caspa. Esse pessoal reclama demais, francamente.

RG – Vocês apreenderam até vinagre que o pessoal ia usar contra o gás lacrimogêneo.

PC – Era gás hilariante vencido, mal aí. E vinagre faz mal, amigo. Faz você viver a vida com azedume. Nas próximas operações vamos apreender também o sal, o açúcar e as gorduras saturadas.

RG – Chuchu beleza. Para encerrar, alguma mensagem para os nossos leitores?

PC – Bombas de efeito moral e o melhor do Carnaval [bombas de efeito moral explodem, entrevistador fica atordoado, elemento se evade encerrando a entrevista].



RUY GOIABA curte muitão protestos de estima e consideração, mas se pergunta sinceramente se a solução pra quem apanha do Estado é mais Estado (a mão que afaga é a mesma que apedreja). E vestirá sobretudo e óculos sem grau nos protestos porque acredita na salvação pelo hipsterismo.

Nenhum comentário: