Pesquisar este blog

quarta-feira, junho 12, 2013

Reedição de revista cinematográfica amazonense será lançada nesta quinta, 13


Quatro décadas depois da interdição promovida pela Ditadura Militar, a Cinéfilo – revista amazonense de cinematografia: edição histórica completa, ganha do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, uma reedição que reúne os quatro números do periódico, editado no final dos anos de 1960 pelo animador cultural do cineclubismo manauara, José Gaspar, 68.

O lançamento da obra acontece nesta quinta-feira (13 de junho), às 18h, no hall da Biblioteca Pública do Amazonas.

A revista Cinéfilo reunia artigos de jornais e estudiosos, abordando as programações, produções e pesquisa histórica sobre a arte sétima arte, apresentando temas ousados, crônicas, entrevistas com intelectuais locais e o pensamento crítico sobre os filmes.

De acordo com o diretor do Departamento de Literatura da SEC, Antônio Ausier, a revista Cinéfilo faz um resgate contando a história do movimento dos cinéfilos na região.

“Ela tem entrevista com o Glauber Rocha, grande cineasta brasileiro do cinema novo, críticas de vários intelectuais como o Márcio Souza, o padre Luís Ruas, o próprio Gaspar e outros ícones daqui e do Brasil”, contou Ausier.

A Cinéfilo foi fruto das atividades do Grupo de Estudos Cinematográficos (GEC), formado inicialmente por Albertino, Cosme Alves Neto, Ivens Lima, José Pereira Gaspar e Maria Helena Albenz, que fundaram o primeiro cineclube de Manaus.

Nessa época, Manaus tinha dez cinemas e sete veículos de imprensa, um deles era O Jornal, o qual dedicava duas páginas todos os domingos à produção literária e em 1963 também passou a divulgar críticas cinematográficas.

Mais tarde, a experiência foi levada para o jornal A Crítica, e posteriormente (1968-1969) gerou a publicação autônoma e específica dedicada ao cinema.

De acordo com a mestranda em História da UFAM, Gláucia Campos, nora de Gaspar, a Cinéfilo foi a segunda revista de cinematografia do Brasil (a primeira era do Rio de Janeiro) e a primeira da região Norte.

“A Cinéfilo foi lançada num momento de efervescência cultural da cidade, na época do Clube da Madrugada, mas bateu de frente com a ditadura e foi impedida de continuar. Agora resgatar essa história novamente é maravilhoso, a tira do esquecimento”.

Campos estuda no Mestrado a revista Cinéfilo e artigos escritos por esse grupo de intelectuais em “O Suplemento Madrugada”, do jornal O Povo.

Cineclube

O Cineclube instalado pelo GEC funcionou de acordo com o modelo internacional. Isso significava ter regularidade nas funções, apresentação das obras escolhidas de e para a reflexão, distribuição de boletins com informações gerais sobre o argumento, o diretor e a qualidade artística, estética e técnicas alcançadas, a troca de impressão entre os espectadores após a exibição da obra.

“Hoje passados tantos anos, o cineclube sobrevive em ambientes diversificados, deles destacando-se os cineclubes da Universidade Federal do Amazonas e da Universidade do Estado do amazonas”, comenta José Gaspar na edição histórica completa da Cinéfilo.

Saiba Mais

Vinculada ao programa de incentivo à leitura Mania de Ler, a publicação da revista Cinéfilo - edição histórica completa foi viabilizada por meio do projeto Edições de Livros.

O QUE: Secretaria de Cultura lança reedição de revista cinematográfica do final da década de 1960

DATA: quinta-feira (13 de junho de 2013)

HORA: 18h


LOCAL: Hall superior da Biblioteca Pública do Estado, na Rua Barroso, 57, Centro de Manaus

Nenhum comentário: