Por Altino Machado, de Rio Branco (AC)
Um indígena de 37 anos, da etnia huni kuin (kaxinawá), do
Rio Envira, está preso desde o começo do mês no quartel da Polícia Militar do
Acre, no município de Feijó, após agentes da Polícia Civil flagrá-lo com 51,5g
de maconha e 6,9g de rapé misturado com cocaína.
O resultado positivo da presença de cocaína no suposto rapé foi
constatado em exame toxicológico (narco teste) preliminar realizado na
Delegacia de Polícia Civil da cidade.
Vários indígenas, principalmente da etnia kaxinawá, têm sido
presos no Acre nos últimos anos com maconha.
Caso o juiz de Feijó decida em audiência de custódia que o
indígena terá que responder ao processo preso, ele terá que ser transferido
para a penitenciária de Tarauacá.
Com um histórico de conflitos em sua aldeia, o indígena
preso vivia basicamente de vender e realizar rituais com rapé em cidades como
Rio, Brasília e São Paulo, onde o consumo de tabaco em pó feito para cheirar é
crescente.
O caso trouxe mal-estar aos huni kuin, agora divididos entre
os que comemoram a prisão e os que tentam libertá-lo.
Excetuando o já grande comércio de ayahuasca, nos últimos
anos os indígenas do Acre passaram a viajar e a ganhar dinheiro com a
exportação de rapé e kambô, conhecido como vacina do sapo.
Turistas estrangeiros, principalmente chilenos, costumam
viajar até Cruzeiro do Sul (AC) para comprar a secreção do sapo cristalizada.
Existe até uma mistura muito perigosa, que não faz parte da
tradição de nenhuma etnia, que combina rapé com kambô.
Atualmente, o rapé faz parte da lista de produtos da
floresta acreana mais comercializados dentro e fora do país.
Alguns indígenas, individualmente, chegam a produzir até
40kg de rapé. Além disso, nas cidades do Acre, brancos produzem rapé e
comercializam como sendo de origem indígena. Vários sites, dentro e fora do
Brasil, também comercializam abertamente o rapé, inclusive com outras misturas
exóticas.
Nenhum documento antropológico ou etnográfico sobre as
populações indígenas do Acre menciona o cultivo e uso de maconha.
Os huni kuin gostaram tanto da canabis que passaram a
cultivá-la em suas aldeias. Dizem que é um “tabaco perdido”, que era consumido
por seus ancestrais.
A maconha passou a ser chamada de shuru e contou até com
parecer antropológico em defesa de seu cultivo nas terras da etnia.
As redes sociais, especialmente o Facebook, são o ambiente ideal
para acompanhar a expansão do comércio de todas essas substâncias em várias
cidades do mundo, levadas por indígenas.
Existem jovens indígenas com menos de 20 anos de idade que
se declaram pajés e viajam para metrópoles atraídos por gente do movimento new
age, capaz de pagar em dólares por experiências com substâncias que sejam
capazes de ampliar os sentidos.
Das 14 etnias presentes no Acre, o consumo de folha de coca
para mascar faz parte da tradição apenas dos ashaninka, que pertencem à família
linguística aruak (ou arawak), principal componente do conjunto dos aruak
sub-andinos, também composto pelos matsiguenga, nomatsiguenga e yanesha (ou
amuesha).
Mascar folha de coca virou moda entre as demais etnias, que
são da família linguística pano. Como a planta não existe nas terras destas
etnias, os indígenas adquirem a folha de coca em cidades e vilarejos peruanos e
bolivianos.
A moda, que começou entre os yawanawá, se tornou foco de
preocupação do líder indígena Joaquim Tashka Yawanawá durante o recente 5º
Festival Mariri de sua etnia.
Indígenas e brancos compareceram ao festival com sacos
pretos contendo folhas de coca. Por causa disso, o líder indígena já solicitou
à Funai para agendar a presença, na aldeia Mutum, do delegado da Polícia
Federal de Cruzeiro do Sul.
– Mascar coca não faz parte de nossa tradição e não vamos
ficar mascando coca apenas porque os ashaninka mascam. Queremos a presença do
delegado da Polícia Federal para nos explicar sobre as implicações legais
disso. Vamos, primeiro, criar consciência de que não faz parte de nossa cultura
e que isso pode nos causar problemas com a lei, pois o cultivo e uso da folha
de coca são proibidos por causa de sua substância. Depois desse esclarecimento,
após tentar criar essa consciência, nós vamos expulsar de nosso convívio e até
denunciar às autoridades quem continuar trazendo folha de coca para mascar em
nossa aldeia.
Consultada, a Funai de Cruzeiro do Sul disse que acompanha o
caso do indígena preso e prometeu se manifestar após apurar os demais fatos
relatados nesta nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário