Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 29, 2010

Dinosaur Jr mostra seu barulho em pocket show em praça de SP

Paulo Noviello, de São Paulo

Os americanos do Dinosaur Jr. são considerados por muitos os pais do que se convencionou chamar de indie rock. Em turnê pelo Brasil, os veteranos "tiozinhos" J Mascis (vocal e guitarra), Lou Barlow (baixo e vocal) e Murph (bateria) mostram que o espírito alternativo ainda corre nas suas veias.

Após se apresentarem no festival independente pernambucano Coquetel Molotov, no Recife, no último sábado (25), e no domingo em Salvador, eles tocaram ontem (28) e e tocam hoje (29), no Comitê Club, na rua Augusta, em São Paulo, com ingressos já esgotados.

Mas, para alegria dos fãs que não conseguiram ingresso, o trio marcou um pocket show ao ar livre, de graça, na tarde desta última terça-feira, em um evento de skate na praça Marechal Cordeiro de Faria, no final da avenida Paulista.

O show foi bem curto, deixando o público com um gostinho de "quero mais", mas as cinco músicas que eles tocaram em pouco mais de 15 minutos arrepiaram os fãs da banda, que até pouco tempo achavam que nunca veriam o Dinosaur Jr. no Brasil, já que eles haviam encerrado as atividades em 1997, sem ter vindo ao país.

Mas com a volta, em 2005, as esperanças dos brasileiros voltaram e estão sendo cumpridas.

E o pocket show desta tarde de terça foi a cara da banda: skatistas fazendo suas manobras, fãs mais velhos e muita molecada bem jovem se acotovelaram diante do pequeno palco para o show, que começou pontualmente às 14h.

Foi anunciado que seriam tocadas apenas cinco músicas, mas o público poderia pedir as faixas, que transformaram a apresentação em um "mini-greatest hits".

E eles começaram com um dos clássicos do Dinosaur Jr: The Wagon, do disco Green Mind, de 1991.

Se o sistema de som "humilde" tornava difícil ouvir os vocais de Mascis, os amplificadores da banda e os pedais do guitarrista providenciaram o barulho e distorção de guitarra que é a marca registrada do grupo.

Na sequência outro hit, Freak Scene, do disco Bug, de 1988, seguido por Feel the Pain, de 1997, talvez o maior sucesso da banda, que levou a galera ao delírio.

Mais duas músicas e era o fim do show.

Quem não acreditou que a apresentação seria pontual, perdeu, e se não tiver garantido o ingresso para o último show no Comitê Club só poderá ver os pais do indie rock em uma próxima turnê.

A escolha do Dinosaur Jr para tocar em um evento de skate não é por acaso.

Eles sãos fãs do esporte e aparecem fazendo suas manobras, cheios de estilo, no clipe da música Over It, do disco mais recente, Farm, lançado no ano passado.

O baixista Lou Barlow também fez um show solo e acústico na noite de segunda (27) no Espaço Mais Soma, uma pequena galeria de arte na Vila Madalena.

No show intimista, acompanhado apenas de um violão, Barlow cantou faixas de sua outra banda, o Sebadoh, e músicas próprias.

Se a apresentação de Barlow foi silenciosa e o pocket show deu apenas uma amostra do barulho que o trio produz, eles prometeram que as apresentações das noites de terça e quarta seriam um desafio aos tímpanos da plateia, e o baixista até aconselhou os fãs a usarem protetores de ouvido.

Nenhum comentário: